Nbjolpuc’s Weblog


Obra do Metrô abre cratera e causa interdição de via em SP
Agosto 8, 2007, 10:51 pm
Filed under: Dia-a-Dia

da Folha Online

O solo da rua dos Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, afundou cerca de um metro na tarde desta quarta-feira devido à obra da linha 4-amarela do metrô.

A rua havia sido interditada na terça-feira para a passagem do chamado tatuzão sob o asfalto. O equipamento perfura o trecho que levará à futura estação Oscar Freire. Às 14h20 a via havia sido liberada, mas voltou a ser fechada às 15h50, depois que o solo cedeu.

O solo afundou cerca de um metro na altura do número 570 da rua dos Pinheiros. Para o diretor de engenharia e obras do Metrô, Luís Carlos Grillo, o afundamento do solo não é um problema. “Não foi um problema, não houve falha”, disse Grillo. “O único prejuízo é o da interdição da rua”, completou.

Para reparar a via, o Metrô teve que abrir um buraco de 1,5 m de profundidade e 2 m de diâmetro e preenchê-lo com concreto. A previsão é a de que o processo termine durante a madrugada.

Arenoso
Grillo atribuiu o solapamento da rua à qualidade do solo, que seria muito arenoso e à existência de uma galeria sob a pista. “É um fato que ocorre normalmente em obras, mas estamos tomando todas as providências para que não prossiga”, disse.

O Consórcio Via Amarela, responsável pela obra, não vai se pronunciar sobre o caso.

O tatuzão, cujo nome técnico é Shield EPB (escavadeira de pressão balanceada de terra), faz o acabamento definitivo do túnel com revestimento estrutural através de anéis de concreto, além de perfurá-lo.

Desvio
Por causa da interdição, a montou um esquema para desviar o trânsito no local. Os motoristas poderão seguir pela rua Mourato Coelho, virar à direita na rua Artur de Azevedo, seguir à direita na rua Mateus Grou e voltar à rua dos Pinheiros.

A CET também sugere que os carros sigam pelas ruas Mourato Coelho, Teodoro Sampaio e à direita pela Joaquim Antunes, retornando à rua dos Pinheiros.

Pinheiros
Em 12 de janeiro, o canteiro de obras da futura estação Pinheiros, desabou e abriu uma cratera de 80 metros de diâmetro. Na ocasião, sete pessoas foram engolidas e morreram.


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: