Nbjolpuc’s Weblog


O único restaurante brasileiro na lista dos 50 melhores do mundo
Agosto 16, 2007, 7:30 am
Filed under: Gula

“Caro não é pagar muito por um prato, mas pagar qualquer dinheiro pelo que não vale.” Alex Atala

 alex-atala.jpg

O ganhador do título de chef do ano em 2002 e 2005, pela revista Veja São Paulo, Alex Mack Atala, decidiu tornar-se cozinheiro durante uma viagem a Bélgica.

Fora do país cozinhou em restaurantes como Jean Pierre Burneau (3 estrelas pelo guia Michelin) e no Hotel de la Cote D’Or, do chef Bernard Luiseau. Abriu seu próprio restaurante, D.O.M., a aproximadamente oito anos e desde então ambos têm sido reconhecido por inúmeros prêmios.

D.O.M., do latim Dominus Optimus Maximos, Casa Ótima e Máxima é o único restaurante brasileiro na lista dos cinqüenta melhores no mundo. Foi eleito por cinco vezes a melhor cozinha contemporânea da capital paulista pela revista Veja São Paulo (2001 a 2005) e foi premiado na mesma categoria pela resvista Gula, de 2001 ao 2006. No ano passado foi considerado o restaurante do ano pela revista Prazeres da mesa, além de ter sido incluso pela primeira vez entre os cinqüenta melhores restaurantes do mundo, pela publicação inglesa Restaurant Magazine.

Entusiasta da gastronomia nacional, autor do livro “Por uma gastronomia brasileira”, o chef abusa da criatividade ao reunir os ingredientes de cada um de seus pratos; salada de papaia, manga e camarão e ravióli crocante de banana são pratos de seu menu sofisticadíssimo.

Consagrou-se apresentando o programa “Mesa para dois”, no canal GNT e tem recebido inúmeras premiações como reconhecimento de seu talento, tendo por exemplo a de melhor chef de cozinha (pela revista Veja São Paulo), chef do ano (pela revista Gula) e de personalidade da gastronomia (pela Prazeres da mesa).

Esse mês Atala inovou ao trazer o jovem chef francês Pascal Barbot (que alcançou três estrelas no guia Michelin) ao seu restaurante, nos dias treze e quatorze de agosto.

Arquitetado por Roy Ohtake o restaurante possui um ambiente amplo e agradável, que recria o modernismo clássico, sem dispensar características luxuosas como madeira de lei, cristais, linho e prata.

restaurante-dom1.jpg

D.O.M. 

R. Barão de Capanema,549
Jardins – São Paulo, SP
CEP 01411-011
55 11 3088-0761
55 11 3891-1311
55 11 3891-1440

Heloísa Gonçalves Pinto


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: