Nbjolpuc’s Weblog


Plenária do Jardim Paulistano, na Brasilândia, promove experiência democrática participativa
Agosto 18, 2007, 11:33 pm
Filed under: Babilônia

reuniao_culturapazcocaia_02221.jpg

A extremidade norte da Brasilândia tem uma característica geográfica que a torna muito parecida com os morros do Rio de Janeiro: O relevo acidentado, cheio de colinas e vales, que proporcionam uma bela vista panorâmica das zonas norte e oeste da cidade. O Jardim Paulistano da Brasilândia, localizado no topo de um desses morros, não deve ser confundido com seu xará de grandes casarões e lojas de grife. Para se chegar lá é preciso subir um sem-número de ladeiras, passar pelo ponto final de duas linhas de ônibus e contornar a área onde está sendo construído o CEU do Jardim Paulistano.  

A Brasilândia integra a lista dos distritos com maior índice de vulnerabilidade Juvenil de acordo com o SEADE. Recentemente, voltou às páginas dos jornais após ser palco da chacina mais violenta do ano, que ocorreu dia 2 de fevereiro de 2007. Seis jovens com idades entre 15 e 27 anos, moradores do bairro Jardim Elisa Maria, foram mortos por pistoleiros. Após este triste episódio, o bairro foi ocupado pela polícia numa operação batizada de Saturação.  

A cada quatro meses a Rede de Organizações Sociais do Paulistano organiza a Plenária Popular do Paulistano, com o objetivo de debater com o poder público soluções para os inúmeros problemas estruturais do bairro. O que torna este formato de plenária especial é a maneira como ela é organizada. Cansados de candidatos que “sobem o morro” em ano eleitoral, e depois nunca mais colocam o pé fora do asfalto, os membros da Rede resolveram fazer um levantamento dos candidatos mais votados no distrito durante as últimas eleições, em 2006. Os candidatos são convidados a participar da plenária com objetivo de prestar contas e explicar à população o que vem sendo feito para melhorar a vida da comunidade.

A plenária é filmada para que não haja dúvida quanto ao que foi dito, evitando, segundo Fabio Ivo (presidente de uma das entidades que compõe a rede) “que os membros do poder público façam promessas vazias ou que tentem negar o que disseram”. Outros representantes do poder público também são convidados, como o subprefeito e membros das secretarias da saúde, educação e esportes.  Como a primeira plenária não recebeu do poder público a devida atenção, os organizadores publicaram as decisões tomadas no encontro, junto a uma lista dos convidados que não compareceram. Os representantes eleitos que estiveram ausentes se sentiram constrangidos, e, com medo de não conseguir um próximo mandato, começaram a comparecer nas plenárias seguintes.   

O frio de 8ºC e o vento não impediram a participação de cerca de 250 moradores na III Plenária do Jardim Paulistano, realizada na Praça do Divino Pai Eterno na manhã de sábado, dia 28 de julho. A quadra onde foi realizada a plenária estava lotada por homens e mulheres das mais diversas idades, entre os quais uma grande quantidade de jovens. Na escada que dá acesso à quadra e na praça mais moradores aguardavam pacientemente o início da plenária. Também estavam presentes o Subprefeito da Brasilândia, Odair Ziolli; o vereador Claudinho; o Chefe de gabinete de deputado federal Paulo Teixeira; o Assessor do deputado estadual Simão Pedro e chefes de diversas coordenadorias. Não compareceram representantes da Secretaria de Esporte, Secretaria de Habitação, CDHU e Sabesp. Ainda assim a realização da III Assembléia da Rede de Organizações Sociais do Jardim Paulistano foi muito positiva, com resultados concretos e valiosos para o bairro.

Foto por Júlia Sampaio

Gil Alessi


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Estive na Plenária e vi como uns dos maiores avanços democráticos esse tipo de reunião.
O futuro começa na periferia!!!

João Cássio dos Santos Alcides
Associação Comunitária dos Amigos do Bairro de Vila Brasilândia.

Comentar por João Cássio dos Santos Alcides




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: