Nbjolpuc’s Weblog


Traditional Jazz Band
Agosto 18, 2007, 3:22 am
Filed under: Cultura

Traditional Jazz Band

Não faz muito tempo descobrí esse circuito de shows para públicos pequenos – quase independentes – e deliciosos(!) que acontecem em São Paulo. Há alguns meses venho querendo assistir a um show de jazz que acontece na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, mas sempre arrumava uma desculpa para não ir. Ora estava cansada demais para ir até lá, um local de difícil acesso para quem, como eu, não dirige. Ora pensava comigo mesma: ‘mas vou lá fazer o quê? Não sei nem o nome da banda!’

Em verdade, nunca havia assistido a um show de jazz, conhecia de nome alguns compositores e grandes nomes da cena internacional. Há poucos meses me apaixonei por clássicos de Miles Davis e John Coltrane, mas ainda não conhecia a (ótima) energia do jazz ao vivo.

Após uma cansativa semana de trabalho e uma sexta-feira estressante, resolvo convidar minha mãe para um passeio e lá vamos nós, rumo ao Shopping. Após quase 1h no trânsito das marginais Tietê e Pinheiros, chegamos com apenas 15 minutos de antecedência. Entro na Livraria ainda sem saber onde o show aconteceria, mas logo percebo uma incomum movimentação na escada que dá acesso ao piso superior da loja. Ao subir, me deparo com um auditório muito aconchegante e cadeiras lotadas. Sim, o show que eu havia desprezado por tanto tempo era um sucesso de público.

O valor cobrado pela entrada não era composto por números, mas sim, um. 1Kg de alimento não-perecível. Desço até o andar de baixo e vou ao supermercado. Após alguns segundos de pesquisa na prateleira e outros mais na fila do caixa, tenho meus ingressos em mãos: R$ 3,64 (1,82 por pessoa) – mesmo estando no supermercado mais caro da cidade, quiçá do País, foi a entrada mais barata que já paguei por qualquer evento cultural que seja.

Corro escada acima para garantir meu lugar, um assento exatamente no meio da platéia. De volta à livraria, escuto o som de um trompete, não qualquer um, um dos melhores que já ouví. O trompetista, viria a saber depois, tem nome estrangeiro: Roberts, Austin Roberts. Entro no auditório e me deparo com oito músicos, na faixa dos 60 anos de idade.

O público, de aproximadamente 100 pessoas, era o mais variado que se pode imaginar, mas alguns personagens chamaram minha atenção. Senhores e senhoras na faixa de 60 a 80 anos que se divertiam como adolescentes, balançavam a cabeça no ritmo da música e riam a valer com as piadas proferidas pelos integrantes da banda – intervalos regrados que se tornaram parte do show com o passar dos anos.

Assim se seguiram bem-humorados, descontraídos e emocionantes 60 minutos na presença dos companheiros de Austin: Cidão (bateria e apresentação), Edo Callia (piano), Dudu (banjo e violão), Willie Anderson (trombone), Carlos Chaim (contrabaixo) e Marcos Mônaco (clarinete e saxofone). Havia também outro rapaz, mais jovem, ao trombone. A apresentação desta noite contou ainda com a participação especial de um jovem músico, Pedro, ao piano. Tamanha a descontração dos músicos, parecíamos assistir a uma divertidíssima jam session.

Composições próprias, versões em português de clássicos, e também as originais… Todas as músicas arrancavam muitos aplausos e sorrisos de satisfação da platéia. Difícil escolher a favorita. Diria que uma forte candidata é o (quase) hit “Ciumenta Demais”, que animou todos os presentes.

Termino minha sexta-feira assim: feliz da vida, relaxada e com boa música nos ouvidos.

Fica aí a dica de uma ótima sessão contra o stress.

Para saber mais: A Traditional Jazz Band já tem 40 anos de carreira e 19 CDs lançados, atualmente tocam todas as sextas-feiras, às 20h, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, localizado na Marginal Pinheiros (Av. Nações Unidas, 4.777), após a ponte Cidade Universitária, no sentido Jaguaré.

Carol Rodrigues
kakanr@hotmail.com


2 comentários so far
Deixe um comentário

I just loved it.

Ótimo texto. E quero muito ver a banda…
Gosto de jazz, mas nunca vi ao vivo. E é aí que é mais divertido…

Comentar por João Pedro

Carol, não sei se vc sabe, mas a FNAC, tanto na Paulista quanto em Pinheiros, promove alguns Pocket´s Shows, geralmente às 19:00 horas e com lançamento de cd´s que é mais ou menos isso, uma forma deliciosa e desestressante de terminar o dia. Vale a pena acessar o site http://www.fnac.com.br e dar uma olhada na programação.
Ahhh.. vou aproveitar a sua sugestão e dar uma chegada na Cultura.

Comentar por Silvia Dias




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: