Nbjolpuc’s Weblog


Ruas de São Paulo
Agosto 19, 2007, 9:36 pm
Filed under: Curiosidades

É comum ouvir falar que a 23 de maio está com o trânsito caótico ou que a 25 de março está lotada. O que quase ninguém sabe é o motivo dessas ruas e avenidas terem esses nomes.

O que aconteceu no dia 23 de maio?

23-de-maio.jpg

O nome 23 de maio foi proposto em 1954.

Na Justificativa que acompanhava o projeto consta o seguinte: “A grande data de 23 de maio de 1932, que marcou a reconquista da autonomia paulista em face da ditadura, ainda não tem na cidade a justa comemoração nas placas de uma rua, avenida ou praça. (…) A Avenida 23 de Maio ficará muito bem ao lado de sua irmã gêmea, a Avenida 9 de Julho, formando com um vértice na Praça das Bandeiras, um V que alto falará à alma paulista, simbolizando a vitória de São Paulo.”

Qual avenida da cidade era conhecida como Campinho e pertenceu ao Barão de Ramalho?

 higi.jpg

A resposta é a avenida Higienópolis, que é considerada uma das mais chiques de São Paulo e tem nela um dos mais luxuosos shoppings do pais.

Quem foi o Brigadeiro Faria Lima?

Foi chefe da comissão da Aeronáutica nos EUA e comandante do Campo de Marte. Chamado por Jânio Quadros, assumiu a presidência da VASP. Em março de 1965 foi eleito prefeito de São Paulo. No final de 1968 ingressou na antiga ARENA. A administração de Faria Lima notabilizou-se pelas diversas obras, entre elas as Marginais Tietê e Pinheiros, Av. Sumaré, Radial Leste, Av. 23 Maio, Av. Rubem Berta, o início do metrô, além de obras nas áreas de saúde, educação, bem estar social, etc. Faleceu no dia 04 de setembro de 1969.

O que aconteceu no dia 25 de março?

A data 25 de Março lembra a data de juramento da primeira constituição do Brasil independente, promulgada por Dom Pedro I no ano de 1824.

Quem foi Angélica, que deu nome a avenida na região central da cidade?

angelicaehigienopolis.jpg

Dona Maria Angélica Souza Queiroz de Barros, Baronesa de Souza Queiroz de Barros, casou-se com o Dr. Francisco de Aguiar de Barros, de distinta família paulista. Foi proprietário de grande quantidade de terrenos na zona em que se desenvolveu a atual Avenida Angélica.

Se você quiser saber mais sobre as ruas de São Paulo e tentar descobrir a história da sua, é só entrar no site Dicionário de ruas.

(Adolfo Nomelini)

Com informações do site Dicionário de ruas e fotos do site da Prefeitura de SP ( Chico Saragiotto – DPH)


1 Comentário so far
Deixe um comentário

(Pode comentar nisso aqui? hehehe)
muito bacana! parabéns!

Comentar por Carol




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: