Nbjolpuc’s Weblog


Hebraica e Adidas realizam clínica de basquete com jovens
Agosto 21, 2007, 1:01 am
Filed under: Esportes

Na última quarta-feira, foi apresentado à imprensa a terceira edição brasileira do Adidas Camp América Latina, sediado no clube Hebraica, em São Paulo. O evento reúne os cinqüenta melhores atletas da modalidade, entre quinze e dezessete anos, do Brasil, Argentina, México, América Central e, pela primeira vez, dos Estados Unidos. 

Até Sábado, os garotos participarão de atividades práticas e teóricas ministradas pelo alemão Detlef Schrempf, ex-jogador do Seattle Supersonics e primeiro europeu a participar de um All-Star Game na NBA, Raymond Felton, armador do Charlotte Bobcats, Dwayne Casey, ex-técnico do Minnesota Timberwolves, e Darren Matsubara, presidente da EBO (Elite Basketball Organization). O armador Chuí e o preparador físico Leonardo Lamas serão os destaques brasileiros. 

Entre os jovens, menção ao norte-americano Tyreke Evans, que está no High School e já é visto com bons olhos pelos recrutadores da NBA e Rafael Luz, irmão de Helen, Silvinha e Cíntia, todas do basquete feminino.

Em 2007, a clínica não teve a mesma repercussão já que não houve a presença de nenhum astro. Gilbert Arenas, armador do Washington Wizards, cancelou sua participação alegando motivos pessoais e Leandrinho, que esteve em 2006, se ausentou por estar se preparando para o Pré-Olímpico que será disputado em Las Vegas, no mês de Setembro. Felton se destacou pelos Bobcats nessa temporada com médias de catorze pontos e sete assistências por jogo, mas está longe de ser uma figura marcante no cenário internacional.

Porém, a falta de uma “estrela” não irá prejudicar o aprendizado. Segundo Casey, “esse é um período muito curto, mas que desenvolve certos posicionamentos em relação ao esporte, envolve a melhora de habilidades e evolui o lado psicológico e técnico”. Schrempf segue a mesma linha de raciocínio e afirma que a idéia é “passar alguns conceitos importantes para o basquete e para a vida como um todo”. Além disso, diz que após o camp eles realizam um acompanhamento das carreiras dos novos valores.

A escolha do Brasil como sede foi outro tema muito abordado, já que a Argentina tem maior tradição na modalidade. De acordo com o departamento de marketing da Adidas, o acordo foi feito com a subsidiária brasileira, mas que nada impede a realização do evento em qualquer outro país, adiantando inclusive que o México está próximo de fechar um acordo com a marca esportiva. O Adidas Camp ocorre em quatro continentes e faz parte de um projeto de internacionalização da marca.

Os atletas treinarão em dois períodos. Pela manhã o foco principal são os exercícios técnicos, com diversas repetições de movimentos e correção de erros específicos. Já na parte da tarde são montados mini-torneios, para analisar a dinâmica de jogo. No Sábado, os melhores do evento disputarão, a partir das 13h, um All-Star Game aberto ao público.

Perguntados sobre a pressão que os americanos vão sofrer no Pré-Olímpico, Felton destacou que todos entram nervosos em uma competição como essa. Schrempf lembrou que os Estados Unidos não dão o devido valor a torneios internacionais, preferindo as suas ligas independentes. Casey aproveitou a deixa e comentou que as diferenças nas regras da NBA para a FIBA irão prejudicar o Dream Team. Em seguida, todos os participantes da coletiva frisaram que o basquete é um esporte coletivo e não será com uma grande estrela que alguma equipe será campeã. Uma mensagem final que soa como uma indireta para essas novas revelações do basquete.

Alexandre Massi               


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: