Nbjolpuc’s Weblog


Intensifica a fiscalização sobre feira no Brás
Agosto 22, 2007, 11:18 am
Filed under: Dia-a-Dia

bras.jpg

Após a intensificação da fiscalização e da proibição da montagem de barracas decretada no dia 25 de Março, que teve como conseqüência a retirada de 2000 camelôs do Largo da Concórdia e a distribuição de 602 TPUs (Termos de Permissão de Uso); em Agosto, algumas manifestações e ações policiais voltaram a ocorrer no bairro do Brás.

Segundo os ambulantes, na feira que acontece de segunda a sábado, das 3hr às 7h, nas ruas Oriente, Monsenhor de Andrade, Barão de Ladário. Miller, Maria Marcolina, Casemiro e Xavantes; chegam a passar diariamente de 30 mil a 50 mil pessoas. Além disso, eles são um total de 2300 camelôs, logo, as TPUs distribuídas são insuficientes.

No entanto, a subprefeitura da região alega que a feira é formada por ambulantes irregulares e que parte das mercadorias seriam produtos de roubo (em 66 dias de fiscalização, 80 toneladas de produtos de origem ilegal foram apreendidas).Esse conflito se deu por conta de uma força-tarefa que pretende acabar com o comércio ilegal nessa feira e que tem como participantes as polícias Militar e Civil e representantes da CET  (Companhia de Engenharia de Tráfico), da SPTrans, da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da Eletropaulo.

Como resultado, a prefeitura decretou por mais um ano a suspensão da emissão de novos TCUs, no entanto, esse prazo pode ainda se estender.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Vamos lá. No primeiro parágrafo, há uma inversão. Em termos jornalísticos, o importante do trecho é que “Novas ações policiais voltaram a ocorrer no Brás, após a intensificação da fiscalização e a proibição, pela Prefeitura, em março, da montagem de barracas no Largo da Concórdia, que teve como co nsequências a retirada de 2.000 camelôs do local, e a entrega de 602 TPUs (Termo de Permissão de Uso).

Eliminei algumas palavras ou expressões deslocadas, como “manifestações policiais”: policiais agem, não se manifestam. E a Prefeitura decidiu, mas não decretou.

No segundo parágrafo… bem, a feita acontece de madrugada? das 3 às 7? duvido. Então, é das 15hoo às 19h00. E os camelôs haviam sido retirados do Largo da Concórdia, e agora reaprecem numa série de ruas. Fiquei confuso. E que argumento é esse, de que eles são 2.300, e a Prefeitura só liberou 602 TPUs? Não é óbvio? a municipalidade quer diminuir o número de camelôs, retirando os irregulares e autorizando alguns, apenas. Se ele legalizar todos, que diferença faz? a questão não é legalizar apenas, mas, principalmente, deter o comércio de artigos roubados e/ou piratas/contrabandeados.

Quais foram as novas ações da polícia que o texto afirma ter acontecido em agosto? Não, certamente, as que retiraram 2.300 camelôs – essa já havia acontecido.

Está faltando alguém para editar o material antes de colocar no ar.

A maior força para vocês, jovens jornalistas. Espero que vocês façam valer a voz de quem não pode falar.

Comentar por Antonio Geremias




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: