Nbjolpuc’s Weblog


Há salvação para sua irritação
Agosto 26, 2007, 10:53 pm
Filed under: Curiosidades

Ficar irritado é normal, ainda mais em uma cidade como São Paulo. Entretanto, muitas pessoas buscam soluções através de reclamações formais ao PROCON-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) e a Ouvidoria Geral do Município de  São Paulo (um canal para receber suas reclamações e denúncias sobre a administração e os servidores públicos da cidade).           

Em 2006, o PROCON divulgou a lista das dez empresas com maiores reclamações em São Paulo. A  lista baseia-se num total  de  2.266  fornecedores, e  é  composta somente de
reclamações  fundamentadas,  ou  seja,  processos  em  que  a  empresa  foi
notificada oficialmente e houve uma conclusão até 31/12/2006, nos termos da  Lei   10.177/98.

Telefonia fixa: 3.437 reclamações (setor de serviços)

Aparelhos de telefone: 1.758 (produtos)

Cartões de crédito e lojas: 1.674 (assuntos financeiros)

Bancos: 1.004 (assuntos financeiros)

Telefonia celular: 735 (serviços)

Móveis: 517 (produtos)

Veículos: 453 (produtos)

Computadores e acessórios: 415 (produtos)

Financeiras: 363 (assuntos financeiros)

Planos de saúde: 328 (saúde)

OUVIDORIA             

Denúncias de irregularidades praticadas por servidores municipais, como descumprimento de obrigações, obtenção de vantagens, cobrança de propina ou outras situações que possam atentar contra os direitos do munícipe, também são recebidas pela Ouvidora. Quando é solicitado, a Ouvidoria preserva a identidade dos envolvidos e mantém sigilo absoluto sobre as informações tratadas. Através do número 156, os atendentes recebem solicitações e informam sobre endereços e serviços da administração municipal esclarecendo as dúvidas do munícipe.

Você também pode encaminhar solicitações para a administração, através do site do SAC  onde poderá registrar seu pedido para que ele possa ser encaminhado até o órgão responsável. A solicitação será identificada por um número que permite ao munícipe acompanhar o andamento da sua solicitação a qualquer momento 

PROCON             

A Fundação Procon dispõe de diversos canais de comunicação com os consumidores, o Atendimento Pessoal é feito em alguns postos do Poupatempo da cidade de São Paulo, ou através dos Procons Conveniados. Também há a possibilidade do consumidor abrir sua reclamação através de Cartas/Fax, onde o  consumidor deverá relatar  os fatos e encaminhar os documentos envolvidos no problema, bem como documentos pessoais (ambos em cópia simples) para a Caixa Postal 3050, CEP 01061-970 – SP, não esquecendo de fornecer o nome completo, endereço, telefone fixo para contato, e-mail (se houver) e o pedido ou resultado esperado.

Através do atendimento telefônico, o consumidor poderá obter esclarecimentos de dúvidas e orientações de consumo. O atendimento está disponível no número 151, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00, exceto feriados, com cobrança normal de pulsos.

OuvidoriaSite  

Endereço: Av. São João, 473 – 16º andar                                               Telefone: 0800-17-5717                                                                     Fax: 3334-7132

ProconSite 

Agora, se você está irritado e quer reclamar informalmente, acesse o site Sampa Online, que traz um seção em que o internauta pode desabafar sobre os problemas que enfrenta em São Paulo.  (Adolfo Nomelini e Nathália Boscolo)


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: