Nbjolpuc’s Weblog


Discórdia sobre Rodas
Setembro 22, 2007, 10:56 pm
Filed under: Babilônia

A bicicleta é um veículo composto de duas rodas presas a um quadro movido pelo esforço do próprio usuário através de pedais. Na década de 60, o grupo ativista político Provos praticou uma forma de intervenção social, colocando nas ruas de Amsterdam bicicletas brancas que poderiam ser usadas por quem precisasse se locomover, sem qualquer relação de propriedade com o objeto. As bicicletas brancas eram abandonadas na rua por seu usuário, para que o próximo individuo que passasse a pudesse usar, e assim em diante. Em 2007, parte da população da cidade de São Paulo se propõe a participar do dia internacional sem carro. Neste sábado, homens e mulheres, dotados de profundo senso cívico, irão deixar seus automóveis na garagem e darão uma volta a pé, indo até a Avenida Paulista ou, no máximo, ao parque Ibirapuera. Levarão seus cachorros para passear ou seus filhos para um piquenique. Alguém vai sair com a namorada, e os dois, investidos de um profundo sentimento de responsabilidade ecológica, farão um passeio até o cinema Espaço Unibanco, na Rua Augusta. No meio tempo, entre motos e automóveis, a cidade de São Paulo ganha, por ano, 317.550 novos veículos.

 

Segundo dados do blog Apocalipse Motorizado, mais de 1.500 pessoas morrem em acidentes de automóvel por ano, apenas na cidade de São Paulo. É impossível quantificar as mortes causadas indiretamente pelos carros, através da poluição. Hoje, no dia mundial sem carro, às 15 horas, foi registrado um congestionamento de 2 km na Avenida dos Bandeirantes, no trecho entre a Avenida Miruna e a Alameda dos Jurupis, segundo o CET. Pra completar, um estudo do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da USP feito em seis capitais brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, indicou que nenhuma delas atende ao padrão da Organização Mundial da Saúde para a poluição no ar. De todas, porém, Sampa continua com o título de capital mais poluída do Brasil.

 

A triatleta Fernanda Clemente Schiliró, que em Outubro disputaria a final do circuito Ironman no Havaí, morreu atropelada no domingo retrasado, dia 9 de Setembro, enquanto andava de bicicleta às margens da Rodovia dos Bandeirantes. No meio tempo, o presidente da CET, Roberto Scaringella, afirma que “não é prudente andar de bicicleta nas ruas de São Paulo”. Não deixa de ser verdade, afinal, são apenas 4,5km de ciclovias nas ruas da cidade. E como a CET não faz o seu trabalho, ciclistas de São Paulo criaram, por conta própria, faixas preferenciais para bicicletas em algumas vias importantes, como a Avenida Paulista e a Sumaré, pintando sobre a faixa da direita uma bicicleta em tinta branca. Foram chamadas de ciclovias clandestinas. Porque não fazer ciclovias oficiais, ao invés de dizer que é perigoso andar de bicicleta? Ah, sim, claro. Os paulistanos andam pouco de bicicleta. Ciclistas representam apenas 6,2% das vitimas de acidentes de trânsito. A maioria das vitimas, 49,7%, são pedestres.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Apenas um detalhe importante é que Amsterdam por exemplo é uma cidade de 219 km² sendo que se desconsiderar as vias fluviais cai pra 166 km² enquanto Sampa city tem aproximadamente 1.523 km² ou seja quase 10 vezes maior, considerando que os centros comerciais são bastante distantes das áreas comerciais, é complicado propor bicicletas em uma cidade como a nossa. As grandes cidades devem sim ter um sistema de transporte público efetivo e justo para todos. Seja ônibus, metrô ou trem… o transporte público bom, pode reduzir bastante o número de carros nas ruas. o que é um fato importante se não essencial devido a onda de aquecimento global.

Agora que os ciclistas deviam sim receber uma atenção maior e principalmente não deviam serem recomendados a não andarem nas ruas e sim receberem uma melhor estrutura para praticarem esse ótimo exercício.

Belo texto, é um assunto pouco abordado porém importante.

Comentar por João




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: