Nbjolpuc’s Weblog


Marco paulistano: Galeria do Rock
Setembro 30, 2007, 5:02 pm
Filed under: Curiosidades

Bem no centro de São Paulo, mais especificamente no largo da República, entre a rua 24 de Maio e a Avenida São João encontra – se um marco da cultura underground paulistana. Trata – se do Shopping Center Grandes Galerias. No entanto se você perguntar para as pessoas da região onde fica o Shopping a grande maioria não saberá te responder porque todo mundo conhece o “Grandes Galerias” pelo seu apelido, Galeria do Rock.

Como o apelido diz, o local é o grande centro do rock and roll brasileiro. Porém não é só de rock que vive a galeria. Ela também abriga a galera skatista, os manos do hip hop, o pessoal mais chegado ao jazz e a rapaziada que curte MPB. Todos eles possuem lojas onde podem achar os artigos necessários para continuarem dentro da moda de sua tribo. As lojas voltadas para o hip hop situam – se no subsolo do prédio. No térreo estão as lojas que vendem artigos para skatista, além de lojas com produtos importados como tênis e camisetas de marcas famosas. Subindo pelas escadas rolantes chegamos ao primeiro andar onde começam a aparecer as primeiras lojas de rock. Algumas se especializaram em públicos específicos como góticos, mas a grande maioria vende artigos para todos os tipos de rockeiros. O segundo andar continua dominado por lojas de rock, só que existem mais lojas voltadas aos punks e para o pessoal que curte hardcore. Nos dois últimos andares encontram – se estabelecimentos de serigrafia (processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou puxador – através de uma tela preparada). Há também outras lojas que não necessariamente atendem as necessidades de cada tribo como salões de cabeleireiros, oculistas, alfaiates e estúdios de tatuagens.     

Com tantas pessoas diferentes é de se supor que aconteçam várias confusões. Ledo engano. Brigas entre tribos são coisas do passado. Desde que o atual síndico, Antonio Souza Neto, vulgo Toninho da Galeria, assumiu, a casa foi colocada em ordem. Até meados dos anos 80 a galeria vivia num estado praticamente de abandono. Hoje em dia o número de assaltos que antes eram de quinze por mês, em média, quase não existem, as drogas foram banidas. Virou um local também freqüentado por famílias.

A galeria foi inaugurada em 1963 para atender serviços de alfaiataria e comércio de souvenirs em moldes franceses. Projetada pelo arquiteto Alfredo Mathias, o prédio possui um formato ondulado, inspirado nas obras de Oscar Niemeyer. É a partir da década de 70 que a galeria começa a ser conhecida como Galeria do Rock quando começam a se instalarem diversas lojas de discos. A loja mais antiga é a loja de música Baratos e Afins.
Hoje em dia a Galeria do Rock é um ponto que atrai turistas de todo o mundo. Personalidades como Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden) e Kurt Cobain (ex-vocalista do Nirvana) e bandas como Dream Theater e Paradise Lost, já passaram por lá para tardes de autógrafos ou apenas para dar uma volta pelos corredores e pode entrar para o Guiness Book (livro dos recordes) como maior concentração de estabelecimentos dedicados ao rock.A galeria tornou – se um marco que orgulha os paulistanos, rockeiros ou não. 

Alguns números da Galeria:
-Área: 6 mil metros quadrados
-Lojas: 450 (cerca de 200 de CDs)
-Público: 15 mil clientes durante dia de semana e 20 mil aos sábados.
-Segurança: 20 homens.

Galeria do Rock
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 17h
Rua 24 de Maio, 62 (entrada também pela Av. São João, 439)
Entrada franca
Próximo ao Metrô República.

Ivan D Ryngelblum


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: