Nbjolpuc’s Weblog


Brasileirão
Outubro 1, 2007, 7:00 pm
Filed under: Esportes

Palmeiras empata com o lanterna e sai do G-4

 O Palmeiras não joga bem e apenas empata sem gols fora de casa com o América-RN. O América é o lanterna do campeonato com apenas 13 pontos e o Palmeiras está agora na 5ª colocação com 44 pontos, fora da zona de classificação da Libertadores.  Na seqüência da competição, o Palmeiras volta a encarar um adversário nordestino. Às 19h30 da próxima quarta-feira, recebe no Parque Antarctica o Náutico.  

 Corinthians segue na zona de rebaixamento 

O Corinthians, agora com Nelsinho Baptista como técnico, perde mais uma e continua na zona de rebaixamento para a série-B do Brasileiro. O time, jogando em casa, perdeu para o Sport por 2×1. O timão está em 18º com 33 pontos, apenas com Juventude e América atrás. O Corinthians joga quarta-feira pela 29ª rodada do campeonato contra o Fluminense no Maracanã, as 21h45mim. O  Sport está com 39 pontos na 9ª colocação e pega em casa o Goiás na próxima rodada.  

São Paulo dispara na liderança 

 São Paulo continua com bom desempenho fora de case e ganha do internacional por 2×1. O São Paulo saiu atrás do placar, gol de Sorondo, ainda no primeiro tempo. Já na segunda etapa o Tricolor foi pra cima e conseguiu empatar com gol contra do sagüeiro Edinho, aos 28 mim, e virou com Borges aos 33. A equipe do Inter reclamou da arbitragem. Para o técnico Abel Braga o arbitro mineiro Alicio Pena Jr.deixou de marcar dois pênaltis para sua equipe.  O próximo jogo do São Paulo é  quinta-feira contra o Flamengo no Maracanã. Além da vitória o líder contou com o tropeço do segundo colocado Cruzeiro que está a 12 pontos do São Paulo, agora com 63 pontos. 
 
                                                                                                                              Mateus Cipra

A crise alvinegra: das gravações à zona de rebaixamento 

Dia 9 de setembro dois veículos de comunicação tiveram acesso a gravações da Polícia Federal em uma operação que seria muito comentada nas semanas seguintes: a Operação Perestroika. O nome, alusão à reforma russa introduzida por Gorbachev, não foi escolhido ao acaso. No relatório de 72 páginas da PF, a parceria entre Corinthians e MSI foi escancarada e tudo aquilo que muitos já imaginavam apenas tomou formato concreto. O magnata russo Boris Beresovski finalmente foi desmascarado como um dos maiores investidores do fundo e mais nomes surgiram, como do georgiano Badri Patarkatsishvili. Nas gravações, o agora ex-presidente corintiano Alberto Dualib deixa claro os objetivos da parceria – como em gravação feita dia 16 de maio de 2007, onde em conversa com Renato Duprat, seu braço direito e principal contato com a MSI, Dualib diz que “dinheiro não pode mandar mais aí como lavagem… tem que limpar isso aí”.            

 No dia 21 de setembro Dualib e seu vice, Nesi Curi, pedem renúncia de seus cargos, entendendo que a situação para ambos era insustentável. O Conselho Deliberativo do clube marca nova eleição para 9 de outubro, exato um mês após a crise fora de campo ter início. Assim, quatro candidatos surgem para assumir o cargo até 2009. Nesse quase um mês de exposição de gravações – onde o ex-presidente chega a dizer que o título de 2005 foi “roubado” – o time dentro de campo foi ignorado e a posição na tabela parecia cômoda, o time dava alguns sinais de melhoria e estava numa zona neutra. Pura ilusão.           

Para se ter uma idéia de como a crise encobriu os péssimos resultados da equipe, o Corinthians ganhou uma partida no mês de setembro. Das 6 partidas que disputou no mês, ganhou apenas contra o lanterna e virtualmente rebaixado América de Natal, ainda antes da crise extra-campo surgir. A partir do dia 9 até a data atual, o Corinthians não somou nenhum ponto em nenhuma das competições que disputou. O técnico interino, Zé Augusto, que novamente provou que a idéia de usar um dos treinadores da base no time principal não funciona, foi rebaixado novamente ao cargo de comandante da equipe sub-17 após perder o clássico contra o Palmeiras, no dia 23. Além disso, o Corinthians foi eliminado pelo Botafogo da Sul-Americana, única competição que o time tinha alguma pretensão. Assim, de faixa intermediária no Campeonato Brasileiro na 24ª com 33 pontos, o clube se encontra hoje em 18º colocado, com os mesmo pontos, porém quatro rodadas a frente.           

De campeão Brasileiro de 2005 à possível rebaixado em 2007, agora, com Nelsinho Batista no comando da equipe, o Corinthians terá que fugir do descenso para a série B de 2008. Enquanto a instituição tenta reverter o processo de crise com um novo estatuto e um novo presidente, o time terá que reverter a situação incômoda que se encontra debaixo de protestos enfurecidos da torcida, que chegou a invadir o treino e ainda assistir os rivais se firmando como fortes candidatos para a próxima Libertadores. O Corinthians sangra tanto dentro como fora de campo. Cabe àqueles que se dizem amantes do clube estancar as chagas cada vez mais fortes.

Leonardo Martins


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: