Nbjolpuc’s Weblog


Homicídios de São Paulo correspondem a 1% do índice mundial
Outubro 2, 2007, 6:22 pm
Filed under: Dia-a-Dia

alvo.jpg

É melhor os paulistanos se cuidarem. Um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgado ontem, dia primeiro de outubro, mostrou que São Paulo concentra 1% dos homicídios do planeta sendo que a cidade corresponde a apenas 0,17% da população mundial. 

A pesquisa foi preparada especialmente para o Dia Mundial do Habitat, cujo tema deste ano é “Cidade Segura, Cidade Justa”. 

O objetivo do documento é mostrar que o crescimento desacelerado das grandes cidades pode causar sérios problemas, principalmente para a segurança. 

E esse aumento populacional não é diferente aqui em São Paulo, não é mesmo? A cidade expandiu cerca de 171% entre as décadas de 40 e 60. Já entre 1970 e 2000, a taxa diminuiu para 5%, o que não é uma vitória para uma cidade que contém 180 milhões de habitantes. 

O relatório da ONU ainda apontou que os homicídios de São Paulo e Rio de Janeiro juntos correspondem a metade dos assassinatos do Brasil. 

Resposta 

Após o relatório ser divulgado, o coordenador de análise e planejamento da Secretaria de Segurança Pública, Túlio Kahn, foi entrevistado pelo jornalista Milton Jung, da rádio CBN. 

Kahn afirmou que os dados utilizados na pesquisa são desatualizados e correspondem ao ano de 1999. De acordo com o coordenador, nos últimos sete anos São Paulo abaixou 60% do índice de homícidios mostrado no documento da ONU.  

E mais, a cidade hoje é considerada pela UNESCO, órgão da própria ONU, como um exemplo de sucesso ao combate de crimes violentos se igualando a cidades como Nova York e Bogotá. 

Será?

Ana Paula Rocha


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Respondendo à pergunta do final do texto: Sim, São Paulo, ao lado de Bogotá e Nova Iorque, são um exemplo de sucesso em questão de segurança pública. Os dados da UN Habitat (que divulgou o relatório) são de 1999. Os dados de 2003 a que a UNESCO e Tulio Kahn se referem estão no link:

http://www.unesco.org.br/noticias/ultimas/mapaviolsp/mostra_documento

Aliás, ainda de acordo com a UNESCO São Paulo e o Brasil são hoje mais seguros do que jamais foram:

http://www.deolhonoestatuto.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=92

Comentar por nbjolpuc




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: