Nbjolpuc’s Weblog


Derrubados por competidores ou pelo ponto zicado?
Novembro 1, 2007, 1:45 am
Filed under: Gula

A lista de restaurantes falidos em São Paulo é imensa

Segundo dados da Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel), dois terços das novas casas abertas fecham antes mesmo de completar um ano. A estatística se confirmou com o fechamento do restaurante Blu. Enquanto outros dois casos de falência recente, mostram que a competição gastronômica em São Paulo está acirradíssima. 

Falências inexplicáveis

Em julho, o restaurante Blu (que faria um ano em agosto) divulgou seu fim. Houveram inúmeras tentativas de ascenção, como a contratação da chef Paola Carosella, mas nem o renome da nova chef, nem os sócios badalados (Álvaro Garnero e o ator Fábio Assunção) conseguiram mantê-lo em funcionamento.

Dizem que foi o “ponto micado” que ocasionou o fechamento das portas do badalado estabelecimento. Instalado no número 225 da Rua Amauri, onde também já esteve outro restaurante que veio a falir (Via Amauri), o estabelecimento não teria sofrido bons agouros na escolha do terreno.

Além do Blu, esse ano, muitas outras casas baixaram as portas. O Clo, aberto pela experiente chef uruguaia Clo Dimet e o Santi, que teve seu cardápio elaborado por Douglas Santi (seguindo a linha contemporânea, com toques mediterrâneos, franceses e italianos), também não conseguiram se manter em funcionamento.

O assunto tem repercutido muito entre os gastrônomos, sendo alvo de constantes expeculaçôes, mas ninguém sabe explicar de fato quais foram os reais motivos para tantas falências.

A crença de que o ponto pode atrapalhar o sucesso da casa é tão geral que estabelecimentos como o restaurante Gabriel, inaugurado no ano passado, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva (no lugar que não tinha trazido muita sorte ao Gil Café), contou com a ajuda da cabala para acrescentar uma letra ao seu número e deixar as energias negativas de fora.    

Apesar de toda negatividade que tais fatos trazem consigo, a dificuldade de se manter no meio tem aspectos positivos para o consumidor. As casas terão de se esforçar ao máximo, criando inovações constantes e melhorando gradativamente cardápios e ambientes, o que dará conforto e satisfação máximas para seus visitantes.  

Gabriel

O restaurante contou com a cabala para purificar o ponto zicado.

 gabriel_011.jpg

Depois de toda a preocupação dos donos para com a agradabilidade do ambiente, vale a pena visitar o restaurante Gabriel. 

Erguido no mesmo terreno que já abrigou outras casas gastronômicas, o restaurante teve uma ajudinha da cabala para deixar as energias negativas de fora e começar uma trajetória de sucesso. Com uma letra acrescida ao número do local, ele surge com um ambiente descolado assinado por Sig Bergamin.

Enquanto o conceito marroquino decora a casa, a culinária árabe-mediterrânea de Benon Chamilian monta o amplo menu, que possui desde as mezzés (antepastos árabes) e tapas (petiscos espanhóis) a saladas e grelhados. Entre os destaques, estão o arroz de pato (típico português); a Cavaquinha Boreas (com molho de gengibre, laranja e ovas) e o Frango Chamsin (grelhado e recheado com uvas, molho de iogurte e arroz sete grãos).   O bar conta com a presença da bar-woman Talita, que já trabalhou em Londres, Match e em Nova York, Café Latino. Na carta de bebidas podemos encontrar drinks elaboradíssimos como o Red Habib Fog (com arak, suco de uva e abacaxi) e o Jack Jones (bourbon, grand manier, laranja e espumante). 

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1424
Jardim Paulistano – Zona Sul
55 11 3063-5400

Heloísa Gonçalves Pinto


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: