Nbjolpuc’s Weblog


Homicídios caem 72% na Capital e 63% no Estado de São Paulo desde 1999
Novembro 4, 2007, 11:48 pm
Filed under: Curiosidades

Número de homicídios em São Paulo diminui significativamente nos últimos 7 anos, em 1999 o ano em que houve um pico de homicídios em todo o Estado, foram registrados 12.800 casos de acordo com o levantamento da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP). Na grande São Paulo a redução foi de 63% e na capital o número ficou em 72%. Foram registrados 3.654 homicídios em todo Estado nos primeiros nove meses deste ano, houve uma queda de 21,59% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com todos esses dados, a maior cidade brasileira praticamente iguala o feito realizado nos anos 90 por Nova Iorque (maior cidade norte-americana), que ao decorrer de uma década reduziu os homicídios em 73%. O caso de São Paulo já é estudado por instituições internacionais, como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura) e a Universidade de Harvard.

Através de números da Datasus, o Ministério da Saúde informou que de 2003 a 2006, São Paulo registrou uma queda de 48% no número de mortes por arma de fogo, contribuindo para a queda de 12,3% do índice no Brasil. A metodologia do Datasus difere da adotada pela SSP, pois inclui suicídios e resistências seguidas de morte, ao passo que exclui as mortes por armas brancas, por exemplo.

O Estado de São Paulo tem como objetivo investir na redução da criminalidade para atingir padrões toleráveis internacionalmente, informa o secretário estadual da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão. “Nossa meta é de que no ano que vem, finalmente, o Estado chegue à média de 10 homicídios dolosos por 100 mil habitantes”, observa o secretário, referindo-se ao índice indicado pela ONU como padrão não epidemiológico.

Este resultado atingido, primeiramente decorre de estratégias adotadas pelo Governo de São Paulo no combate ao crime. Uma delas é o planejamento de ações policiais baseadas no mapeamento em tempo real das ocorrências criminais, através de ferramentas de inteligência policial, como os sistemas Infocrim e Copom Online.

Outra iniciativa recém-criada pelo governo já dá os primeiros sinais de sucesso. Após um mês de funcionamento, o Programa de Policiamento de Trânsito registrou queda de 44% no número de ocorrência de roubos nas esquinas onde há presença de viaturas. Entre os dias 25 de setembro e 25 de outubro foram registrados 152 roubos nos cruzamentos onde a Polícia Militar faz patrulhas diariamente. No mesmo período do ano passado foram 271 ocorrências.

Há dois anos o governo realiza a Operação Saturação por Tropas Especiais, de combate a crimes em regiões de elevada vulnerabilidade social através de presença maciça do efetivo policial. A SSP observou que algumas moradias das favelas eram usadas como cativeiro por quadrilhas de seqüestradores. Neste ano a operação ganhou reforço com a Virada Social, programa de inclusão social que integra 26 secretarias e órgãos públicos do Estado e município.

Desde 1995 o Estado tem freado a concessão de novos portes de arma de fogo e retirado das ruas grandes quantidades de armas irregulares. Com base nestas informações fornecidas pelo Infocrim, a Polícia aumentou sua eficiência no recolhimento das armas, bem antes da adoção do Estatuto do Desarmamento, em 2003. Neste ano foram apreendidas até setembro 17.936 armas irregulares.  

Paulo Alvarenga


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: