Nbjolpuc’s Weblog


Mais uma vez: A justiça
Novembro 18, 2007, 9:24 pm
Filed under: Curiosidades

 

 

Desde que assumiu a prefeitura de São Paulo, em 31 de março de 2006, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) ficou mais conhecido pelo decreto de alguns projetos de certo modo “curiosos”. O projeto “Cidade Limpa” proibiu o uso de qualquer mídia externa no município, como outdoors, painéis eletrônicos e panfletos, deixando  a cidade visualmente mais limpa. Um decreto mais interessante foi publicado no diário oficial de São Paulo em março deste ano. O decreto de poluição sonora em feiras proibiu feirantes e vendedores ambulantes de usarem equipamentos eletrônicos para venderem os produtos. A partir de então se escuta, bem baixinho nas feiras e grandes centros algum vendedor gritando discretamente “mulher bonita não paga, mas também não leva”.

A cidade de São Paulo possui aproximadamente 50 mil decretos, leis, normas e outras peripécias judiciárias. Muitas são de extrema importância para a manutenção da ordem na cidade, outras, porém são totalmente dispensáveis, e apenas contribuem para a grande pirâmide de arquivos da burocracia. No ano passado foram revogadas 3.600 leis de dois séculos atrás. Segundo a atual legislação, o paulistano não pode fazer muita coisa.

 

A multa de $ 530 reais é aplicada para quem atender o celular no posto de gasolina ou enquanto compra algum aperitivo na lojinha de conveniência. Para o vereador e autor do projeto Wadih Multran (PFL), as ondas eletromagnéticas ou faíscas produzidas pelo aparelho podem explodir os tanques. Não há registros de casos, nem experimentos que comprovem o fato

 

 Você já pesou em criar um Javali em casa? Isso é crime em São Paulo. Segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente(Ibama) a espécie encontra-se em risco de extinção. Porém é permitido ter em casa, búfalo, camelo, cabra ou avestruz, desde que a dono do animal tome as devidas precauções para não acabar se envolvendo com outra lei excêntrica da legislação paulistana.

 

 
A lista não tem fim. Muitas das leis não são obedecidas pelos cidadãos. Mas a grande maioria não é levada à sério nem pelo ministério público. De qualquer modo, pense duas vezes antes de cometer algum crime como, colar chiclete embaixo de mesas e bancos, beber em copo de vidro na balada, passear com o poodle sem coleira e guia ou Comprar pão quentinho no domingo. Você pode ser pego em flagrante e pagar uma multa de até R$ 20 mil reais.

Por

Giulliano Macedo


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: